Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

teoria das placas tectonicas/teoria da deriva dos continetes/ teoria de wegner/agentes da geodinamica interna

Intrudução
O dominio dos fenomenos que se registam  no interior  da superficie terrestre e outros factos do globo dependem duma ivestigação antenciosa e profunda em varias obras cientificas . É neste sentido que apresentamos seguinte trabalho elaborado pelo grupo com o temas :
Geodinamica interna da litosfera , camadas e suas extruturas , teoria da deriva dos contenentes e tectoncas das placas .
Com  o mesmo trabalho  pretendemos alcançar os seguintes objectivos a baixo
Objctivo gerais – falar da geodimica interna da litosfera ,camadas  e suas extruturas e teorias
Objectivos especificos –dar conceito da  geodinamica da litosfera explicar a geodinamica interna, identificar as camadas e suas estruturas , explicar as teorias da deriva dos contenentes e tectonicas das placas



















Agentes da geodinamica interna
As tentatvas de dar as respostas das perguntas tas como :
Mas porque há diferença de relevo ? como se formam ? e depis de edifiicadas ficam na mesma forma ? se o seu seu aspecto  se modifica com decorer do tempo , quais são as causas dessas alterções ?
Um exemplo simple , de que provavelmente já teremos conhecmentos , va servir-nos  para para uma breve introdução antes de respostas a  esta  serié de perguntas :
Em 27 setembro de 1957 começou uma erupção vulcanica sub marinha proximo da ilha de Faial (depois de uns 200 abalos de terra ) junto  á  ponta junto a ponta oeste da ilha – ponta dos capelinhos .
As violentas explosões de escorias negras (que se elevaram  a a mais de 100mmetros de altura ) foram constrindo uma ilhota que desapareceu nofim de outubro , tendo para esse desaparecimento contrbuindo a acção do mar
Em novembro surgiu uma nova ilhaota  que ficou , logo a  seguir  , ligada a ponta dos capelinhos por um istimo .
Posteriormente , a 12 de maio de 1958 , verficou-se uma alteração do tipo erupção , pois a actividade passou  a carecterizar-se pela emissão de numerosas correntes de lava que tornaram mais consistente a ligação do ilheu com ilha do faial
Esta descriäo mostra-nos que ,a par das alterações que segnificaram a dever á explosäo  de materias , se foi fazendo sentir acçäo do  mar , simultaneamente , provoca-lhe alterações na forma .
Em conclusäo :
-          A superficie do nosso planeta näo permanece imutavel ;
-          As formas do relevo säo resultados de dois tipos  de acções que se exercem conjuntamente .
Este  exemplo põe em evidencia que há forças que actuam no interior da superficie terrestre – säo os agentes da geodinâmica interna .
A extrutura do globo terrestre
Os cientitas recorreram a dois tipos de métedos para tirar conclusões acerca da constituiçäo  do globo terrestre .
Métedos  directos –incidem sobre a natureza dos materias que constituem o nosso planeta . Parra isso fazem sondagens , mas atendendo a que näo além de 8 km ( eo raio terrestere anda pelos 6370 km ), facilmente se conclui que só por este processo muito pouco se poderia conhecer a parte interna do globo . Afirma  se  e com razäo , que estas  sondagens säo para a terra , como picadas de mosquitos .
Dados mais importantes säo os  fornecidos pela análise  dos materias que , vindos do interior , säo expulsos pelos vulcões . É, pois , uma amostra de componentes existentes no seio da terra .
Métedos  indirectos- consistem no estudo da propagaçäo das ondas sísmicas  .  Säo eles que fornecem dados mais importantes para o conhecimento da constituiçäo da interna do globo .
Da uso destes métedos tiram se varias conclusões :
-          A terra näo é omogenia , isto é , compoe-se de varias camadas  crusta , manto e núcleo.
























A teoria da deriva dos continetes
1-Teoria da da deriva contenental
Nela defende-se  que a crusta terrestre apresenta grandes deformações ( as  formas do da geodinamicasnternas e externas ..
Os internos actuam actuam , uns muito lemtamentes , em movimentos invesiveis a escala  da vida humana ( os movimentos tectónicos ) e outros  bruscamentes ex: (sismos e vulcões )
 No passado os continentes no passado geologico a cerca de (150 a 200 milhões de anos ) os contenentes estavam todos agrupados numa massa continental chamada pangeia .
2-Há cerca de 180 milhões de anos já se haviam se produzidos grandes mudanças na distribuiçäo  dos continetes já se podiam dstiguir dois conjuntos continetais  (A) um a norte ( laurásia ) actualmente chamado Amerca do norte e (Eurasia) Europa
(B) um outro a sul (Gondwana ) incluia as actuais ( Amerca do sul , Africa , australia , India e Antártida )
Entre estes dois grandes conjuntos continetais  localizava-se um amplo oceano mar de Tetis
3-Já a cerca de 135 milhões de anos iniciou-se a formacäo do atlântico norte , a fragmentação do antigo continente da Lársia , originando as massas continetais :
A – a ocidente- América do norte 
B -    a oriente- a Eurasia
4-Há 80 milhóes de anos começou a separaçäo entre Amerca do sul e a África  devido a formaçäo do atlantico do sul . Por outro lado , neste periodo continuo a separaçäo entre Amerca do norte e Eurásia , por tanto a expansäo do atlantico  norte.
5-A cerca de 50milhõesde anos para cá produziram-se  grandes modificações na distrbuiçäo dos continentes .
A)uiram-se  as duas Americas   atraveis do istimo do panamá a ammerca do sul deslocou-se para o norte
B) A massa continental da India   foi –se deslocando para o norte até chocar com a Ásia em resultado desse choque originandou-se o sistema montanhoso mais importante da terra os Himalais 
A teoria de alfred wegner
Em 1912 alfred wegner concebe  uma hipotese , densenvolvida a partir de 1960n e actualmente confrimada , relativa aos movimentos dos continentes .
Nos seus estudos ele se aprecebeu se que a posiçäo dos continentes nunca tenha sido aqula que ocupam actualmente .Ele agrupou as hipóteses tais quais como as que presentamos abaixo






Provas de wagner
-  diz  que o encaixe prefeito entre as : costas ocidentais de África e o oriental da America do sul e a costa oriental de Moçambique e a costa ocidental de Madagáscar ;
- Existencia de hulha em regiões frias , onde somente florestas teriam existido , o que significa que havia um clima humido;
- A hulha na ilha de Spitzeberg , a uma altitude de 78 graus provém das florestas tropicais da mesma era ;
- Os fósseis exstentes no cabo (África do sul ) e sudueste Africano säo identicos aos encontrados no Brasil e Urguai ;
-  Neste momento existe um deslocamento do nosso continente o Africano de cerca de 50cm por ano ;
- A Escócia e a Gronelândia  afastam-se entre si 160m ;
Com estas investigações feitas na década de 60, que resultam na teoria tectónica , confirmam a autenticidade da teoria de Wagner.


Teoria tectónica das placas
Ela admitete que a litosfera é constituida por diveverssos blocos indivduas Placas animadas de novimento relativos entre si.
Os seis principais blocos regidos que cobrem a superfice da terra , constituem uma especie de Puzze ou mosaico .   Estes blocos deslocam-se constantemente uns relativamentes aos outros .
Do ocidente para oriente distiguem-se :
1-      placa pacifíca
2-      placa norte Amercana
3-      placa Euro asiática
4-      placa Africana
5-      placa sul Amercana
6-      placa Indu australiana
As placas litosfericas  movimentam-se  relativamente as outras  , estando estes movimentos intimamente relacionados com:
- expansäo dos fundos dos oceanos
-A formaçäo de caadeias montanhosas
-A actividade sismica
-A actividade vulcanica
No estudo das cordelheras ou cadeias de montanhas sob oponto de vista geologico obten-se dados sobre as mudanças  que esteve submetida a crusta terrestre . Verifica-se que essas codilheras säo formadas por rochas sedimentares originadas em ambientes mmarinhos , como como demostra o seu conteúdeo em fósseis actualmente elas se encontram –se em zonas continetais e varios miliares de metros acima do nivél mar .É ex : da maior cordelhera do  mundo os Himalaias com o pico mais alto o Everest que se enconta  a 8848m acima do nivél do mar e onde encontrados fosseis de antigos seres marinhos
Este testemunho dado pela existência de rochas constituidas no fundo do mar , permite-nos concluir que que os extratos das camadas existentes no fundo do mar foram cumprdos pela acçäo do deseslocamento   da placa litosferica da india em direcçäo Asia   



                                           







                                                        Conclusão

Feito o trabalho com auxilio de varias obras concluimos que:
-Os diferentes fenómenos que ocorem no interior da litosfera  provocam  muitas modificações geofísicas e continuaräo a causar , quer no interior assim como na superfice .
-Os fenómeno que ocorrem interior ( núcleo ate a crusta ) depende dos constituentes e das temperaturas em cada camada .
-As  teorias däo nos as bases e provas que globo fo desde os tempos remotos até aos nossos dias segundo podemos observar as gravuras.
























                                                  Bibliografia
DA SILVA, Ucha Luisa .  MAIA, José Maria et all ,ciencias naturais , 7ano ano de escolardade
-          Dicionario tecnico  de ciencias , biologicas e geologicas
-          Enciclopédia do conhecimento cientifico e tecnologica





























Helio Raimundo Mombe

























                                                             UP-Massinga

                                                            Abril de 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário